"Os dias da criação do mundo foram
literalmente dias de vinte e quatro horas?"
Realmente, muito se tem discutido sobre o
significado da palavra dia nos primeiros versículos do livro de Gênesis. Para
muitos, os dias da criação (Gn 1.1,13) são longos períodos, que. inclusive,
devem coincidir com as eras geológicas. Outros, no entanto, interpretam esses
dias como períodos de vinte e quatro horas.
Os que advogam a palavra dia como significando
um longo período, afirmam que até o 3" dia (Gn 1.1.13) não existiam o Sol
e a Lua. para regerem o tempo, definindo o dia e a noite, à semelhança de hoje.
Os que declaram que os dias da criação compreendem um período de vinte e quatro
horas apegam-se a Êxodo 20.11. Moisés se teria referido a dias de vinte e
quatro horas aplicando-os à criação.
Em muitas referências bíblicas, a palavra
dia ou "Yom" (heb.). tem vários significados. Por exemplo,
"dia" 1.181 vezes; "hoje" 87 vezes;
"eternamente" 18 vezes; "continuamente" 10 vezes;
"idade" 6 vezes; "vida" 4 vezes; "perpetuamente"
2 vezes. Além disso, às vezes parecem compreender o período da criação, isto
é, os seis dias (Gn 2.4), o que dificulta, de fato, a compreensão exata do
assunto.
O que é mais aceito pelos estudiosos
desse assunto é que aí se refere a dia solar.
As seguintes referências sustentam o
princípio de que os dias da criação, mencionados em Gênesis capítulo 1 e 2, são
dias solares: a) cento e cinqüenta dias do Dilúvio: Gn 8.3; b) quarenta dias
(espias): Nm 13.25; c) três dias (Jonas): Jn 1.17; d) quarenta dias depois da
ressurreição de Jesus: At 1.3; e) seis dias (criação): Êx 20.9-11. Em todas as
referências do Velho Testamento aqui mencionadas, a palavra "dia",
no original está "yom" (hb), que significa, neste caso, dia solar. Em
Atos aparece a palavra "hemera" (gr), que tem o mesmo significado.
Todavia, existem outros importantes sentidos, como seja, um período de tempo
que pode ser de curta ou de longa duração (Is 2 e 4), ou um tempo mesmo (Gn
4.3; 26.8; Nm 20,15) ou um período inclusivo e compreensivo: Gn cap. 2; Dt cap.
10.
Destarte, a fim de esclarecer esta questão,
apresentamos, ao caríssimo leitor, nove razões que levam alguns estudiosos da
Bíblia a pensar que estes "yons", ou seja, dias, foram de 24 horas:
1. Cada um destes dias de Gênesis está
dividido em períodos de luz e escuridão, exatamente como um dia solar. Alguns,
entretanto, discutem baseados na convicção de que nos três primeiros dias da
criação não havia sol, e que, por isso, não poderiam ser dias solares. Porém,
existem dias no inverno em que não aparece a luz solar, e, além disso, há
países onde a luz do
Sol não aparece por longos períodos, mas
ainda assim dividem-se os dias em 24 horas.
2.
Notamos que no 3º dia o grande mundo botânico nasceu, sendo
este também dividido como os outros; mas, se acreditarmos que este foi um
período geológico, como alguns admitem, de 500.000 anos de luz e seguido por
250.000 anos de trevas; perguntamos: Seria possível o mundo botânico
sobreviver metade duma era geológica sem os raios do Sol?
3.
O texto hebraico implica numa espontaneidade de acontecimentos, que
rejeitam, de fato. a necessidade duma era para representar a palavra dia. Disse
Deus: "Haja luz", e a luz existiu. Será que o Deus onipotente e
plenipotenciário iria precisar de tantos séculos para realizar essa obra? Pedro
esclarece-nos isso quando diz que um dia. para o Senhor, é como mil anos e mil
anos como um dia: 2 Pe 3.8. Deus. pela sua Palavra, poderia ter feito todas as
coisas num só dia, pois, para Ele, tempo não é impedimento.
4.
Temos de convir em que Moisés, quase com certeza, se está referindo a
dias solares de 24 horas, e não a dias geológicos, que os cientistas com seus
determinados cálculos pretendem provar. Moisés certamente não estava
procurando expressar-se em termos científicos, mas usou uma linguagem
acessível à época.
5.
Nos manuscritos hebraicos, quando um número definido precede ou acompanha
a palavra "yom". sempre indica um dia solar. Por que não aqui?
6.
Está em evidência o relato da própria Bíblia, especialmente tratando do
estabelecimento do sábado, 7º dia: Êx 20. Portanto, se fôssemos dar crédito no
que dizem alguns cientistas modernos, teríamos, também, de crer no mesmo
período geológico para a criação de Adão e ainda em que Deus continua
descansando até hoje. Impossível!
7.
Se aceitarmos a teoria de que cada um destes "dias" representa
uma era geológica de 500.000 anos. como explicar, por exemplo, que Adão foi
criado no sexto período e que Deus descansou no sétimo dia ou "era"?
Adão estaria vivo depois ou foi expulso do jardim do Éden no oitavo dia? Que
idade teria ele, então? a Bíblia declara-nos que Adão morreu com 930 anos.
Porém, se seguirmos o raciocínio da geologia moderna ele teria 750.000 anos,
quando foi expulso do jardim do Éden. Isto constitui um verdadeiro absurdo!
8.
Não há razão de se exigir um período tão extenso para cada dia. A menos
que acreditemos na teoria dos evolucionistas, porque somente deste modo
precisaríamos crer nesses dias longos.
9. No versículo 3 de Gênesis não existe
discrepância. Deus disse: "Haja luz" e a luz existiu. Ademais, o
hebraico ajuda-nos a entender qual o significado dessa expressão. O termo vem
de uma tradução do hebraico: "Wa ye hi or". que dá a entender que foi
um ato instantâneo. A palavra luz, no versículo 3 é "or" fheb). e seu
correspondente é "phos" (gr). Já no versículo 14, temos a expressão
"luminares", "maior" fheb). que significa literalmente um
candeeiro, castiçal ou candelabro, ou seja, aquele que segura a luz ou
depósito de luz.
Ademais, para provar a origem da luz no
primeiro dia da criação (pois o Sol somente foi criado no quarto dia), temos,
por exemplo, a "Aurora Boreal", do Pólo Norte; os "mares"
que possuem elementos e minerais que dão brilho fosforescente, onde existem
plantas, peixes, fungos marinhos, que têm este brilho. Um outro exemplo não
menos importante é o "vagalume" que. sem dúvida, quebra todos os argumentos
da ciência moderna, quando diz não existir luz sem calor; porém, confessam os
próprios cientistas, o inseto luminoso, joga por terra a exigência da ciência,
pois há luz sem calor. E finalmente, a "luz cósmica", que era
desconhecida e desacreditada até os homens explorarem o espaço.
O nosso Planeta e Vênus, quando contemplados
de longe, no espaço, parecem bolas de luz.
Do exposto, podemos dizer que essa incerteza por
parte da ciência, em relação à criação do universo em nada afeta a veracidade
da Palavra de Deus. Ele é o Criador de
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