AS
DUAS TESTEMUNHAS
"Quem são as duas testemunhas de
Apocalipse 11.3?"
Há uma infinidade de suposições em torno
deste assunto. Até mesmo as escolas de interpretação desse polêmico problema
escatológico (estudos sobre as últimas coisas), têm entrado em várias
contradições em suas assertivas.
Os pressupostos nomes apresentados por
elas são diversos, como seguem: Moisés e Elias, Elias e Enoque, Jeremias e
João Batista, as duas últimas igrejas da Ásia Menor, o Velho e o Novo
Testamento, etc. Todas afirmam que têm tido "revelação" divina e que
estão certas em seus pontos de vista.
Algumas baseiam-se, inclusive, em Malaquias 4.5: "Enviarei o profeta Elias". Mas, quando lemos em Lucas 1.17, com referência a João Batista, observamos que ele veio no espírito e no poder de Elias, isto é, na virtude ministerial daquele profeta. Temos muitos casos na Bíblia, tanto no Velho como no Novo Testamento, de uma pessoa sendo representada por outra.
Algumas baseiam-se, inclusive, em Malaquias 4.5: "Enviarei o profeta Elias". Mas, quando lemos em Lucas 1.17, com referência a João Batista, observamos que ele veio no espírito e no poder de Elias, isto é, na virtude ministerial daquele profeta. Temos muitos casos na Bíblia, tanto no Velho como no Novo Testamento, de uma pessoa sendo representada por outra.
No caso das duas testemunhas, elas têm
idêntico poder ao de Elias para fazer descer fogo dos céus: 2 Rs 1.10. E também
se assemelham a Moisés, que fez as águas se transformarem em sangue: Êx 7.20.
Porém, temos de admitir que tudo isso foi realizado pelo poder de Deus e não
dos homens.
Portanto, quem são as duas testemunhas
ninguém sabe porque este assunto não foi revelado. Entretanto, elas representam
o governo civil e religioso de Israel, pois são semelhantes às duas oliveiras
do tempo da volta do cativeiro babilônico: Zc 4.12-14.
Reiterando-se o que foi dito, afirmamos
que o homem pode operar maravilhas pelo poder de Deus. Porém, Ele não necessita
necessariamente de homens como Elias ou como Moisés, para operar aqui na terra.
Ele pode operar por qualquer um, do contrário seria uma operação humana e não divina.
Portanto, ninguém sabe os nomes das duas testemunhas.
Assim todas e quaisquer afirmações sobre o assunto
esposado não passam de suposições.Ele pode operar por qualquer um, do contrário seria uma operação humana e não divina.
Portanto, ninguém sabe os nomes das duas testemunhas.
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